O SSIMM esteve presente na OFF FLIP
A OFFflip, evento que faz parte do calendário de eventos de Paraty, realizou, de 24 a 28 de julho, uma programação intensa e diversificada para comemorar sua vigésima edição. O SSIMM foi convidado para apresentar o Simpósio e divulgar os detalhes desta proposta que é inédita na cidade.
A abertura oficial das inscrições para o Simpósio de Saberes Inter Mulheres Medicina aconteceu na noite de 25 de julho, durante a vigésima OFF FLIP, evento paralelo à Festa Literária Internacional de Paraty, na Casa da Cultura de Paraty. Grazzielle Zacaro, mulher medicina e idealizadora do evento, abriu a mesa dizendo que o Simpósio surgiu para fortalecer as mulheres medicina e seus saberes.
As terapeutas Daniella Medeiros (Grupo Terapêutico TAO), Luciane Couto (Casa Borboleta Bleu) e Maira Leme (CEPAM) explicaram sobre suas descobertas como mulheres que curam, as práticas que irão apresentar durante o Simpósio e sobre a importância desta iniciativa para a saúde das pessoas e do planeta neste momento.
Foram apresentados ao público todos os integrantes da Rede que apoia o evento. Por último falou Heitor Praça, representante das RedesFito/Fiocruz, sobre a parceria com o Simpósio e sobre a iniciativa de criar a partir dele um arranjo produtivo local na região para desenvolver projetos ligados à fitoterapia com o apoio da Fiocruz.
O I Simpósio de Saberes Inter Mulheres Medicina, acontecerá de 21 a 22 de setembro de 2024 na Fazenda do Bosque, em Paraty/RJ e as inscrições já estão abertas. O evento tem como objetivo reunir conhecimentos em terapias integrativas de diferentes matrizes tradicionais e científicas, dando voz ao trabalho das mulheres na cura planetária.
Este simpósio visa não apenas informar, mas também inspirar e capacitar os participantes a adotar práticas de cura naturais e integradas em suas vidas diárias, promovendo a cura e a transformação em todos os aspectos da vida.
O evento OFF FLIP foi organizado pelo Jornal Folha do Litoral Costa Verde
PARTICIPANTES
Grazzielle Zacaro
Engenheira Florestal, Herbalista, Terapeuta Natural, Produtora Rural e criadora da Dama do Bosque. Grazzielle falará sobre a arte de cultivar a cura dos jardins à agrofloresta medicinal, destacando a importância de um manejo sustentável e integrador.
Heitor Praça
Geógrafo, Mestre em Geografia e pesquisador colaborador em projetos desenvolvidos pela FIOCRUZ, nas áreas relacionadas à vigilância em saúde e à educação em saúde.
Luciane Couto
Fisioterapeuta, Fitoterapeuta, Cinesióloga, Massagista e criadora da Casa Borboleta Blue. Luciane falará sobre “A Arte de Cuidar e os Alimentos do Ser”, discutindo práticas de autocuidado e a importância da nutrição holística para o bem-estar integral.
Lia Capovilla
Comunicadora audiovisual, estudante de Medicina Chinesa e criadora da Hora do Chá. Lia discutirá a interseção entre comunicação e práticas de cura tradicionais, enfatizando como a disseminação do conhecimento pode empoderar comunidades.
Daniella de Medeiros
Jornalista, Consteladora Familiar Medial e criadora do Grupo Terapêutico Tao. Daniella abordará “O Olhar que Cura”, explorando a perspectiva da constelação familiar e seu impacto transformador na saúde emocional e relacional.
Maíra Leme
Doutora e Pesquisadora do Movimento, especialista em Faciaterapia, fundadora do Centro de Pesquisa Aplicada ao Movimento. Maíra apresentará “O Movimento Sensível”, demonstrando como o movimento consciente pode ser um meio profundo de acesso à consciência e à vitalidade do corpo.